Contabilidade não organizada

Esta aplicação pretende facilitar o tratamento das obrigações fiscais de todos os titulares de rendimentos tributados na categoria B (rendimentos empresariais e profissionais) e pelo cabeça de casal ou administrador de herança indivisa.

Os titulares de rendimentos da categoria B que não possuam contabilidade organizada são obrigados a escriturar diversos livros oficiais, segundo o artigo 50.º, n.º3 do CIVA, estes livros, podem ser substituídos por mapas gerados informaticamente, devendo para o efeito ser comunicado às finanças que a partir de determinada data, a contabilidade passa a ser feita com recurso a suporte informático.



Os titulares dos rendimentos da categoria B que não possuam contabilidade organizada, são obrigados a:
- Escriturar livros de registo das operações realizadas sempre suportados por documentos comprovativos;
- Centralizar a escrituração dos livros no seu domicílio fiscal, estabelecimento estável ou instalação situados em território português;
- Arquivar os referidos livros e os documentos relacionados, devendo conservá-los em boa ordem durante 10 anos civis subsequentes.

Fica dispensado de utilizar os livros referidos se, não sendo obrigado a dispor de contabilidade organizada, possuir um sistema de contabilidade que satisfaça os requisitos adequados ao correto apuramento e fiscalização do imposto.

Recolha
Recolha

Simplicidade na recolha. Lançamento de documentos por livro e rúbrica (é importante documentar todos os movimentos, pois a qualquer momento poderá ser-lhe solicitada toda a documentação relativa aos mesmos).





Acumulados por livro
Acumulados por livro

Várias listagens, tais como: diários, extratos e balancetes (por livro, rubrica, entidade ou documento), acumulados (por livro ou rubrica) e totais (por livro e rubrica).

Com esta aplicação o contabilista ou o empresário em nome individual (ENI) responde com eficácia às necessidades do regime simplificado, ao mesmo tempo, que garante futuramente a utilização de um sistema que permite executar a contabilidade organizada.

Muitas empresas iniciam atividade através de regimes excecionais, criados para agilizar os pequenos negócios. Porém, as exigências legais em sede de IVA e IRS, mantém-se igualmente, e obrigam ao registo das operações em livros tipificados.

A utilização de um programa informático no registo da contabilidade simplificada, possibilita a substituição dos registos manuais (exceto no regime dos pequenos retalhistas), ao mesmo tempo, que organiza e facilita o cumprimento das obrigações fiscais declarativas.





Principais funcionalidades

Configuração total do desenho dos livros;
Registo das vendas, prestações de serviços e restantes rendimentos;
Registo dos gastos;
Lançamento de documentos por livro e rúbrica;
Possibilidade de trabalhar com números de ordem com séries (por exemplo: 000001/1);
Lançamentos automáticos de IVA de acordo com a tipologia da despesa e receita;
Apuramento do IVA mensal ou trimestral;
Análise de situação com o total dos proveitos, dos custos e resultado apurado;
Introdução do inventário.

Mapas fiscais
Mapas fiscais

O principal objetivo desta aplicação é o tratamento completo desses livros e respectiva ligação com os mapas oficiais: modelo 10, IES-DA, declaração periódica do IVA, declaração recapitulativa e recapitulativos.





Outros produtos