Receção de uvas



Esta aplicação destina-se especificamente a entidades que recebam uvas. Trata-se de uma aplicação com características e funcionalidades adaptadas caso a caso, ajustadas à realidade de cada cliente.

Com ligação à aplicação gestão da campanha permite a receção de dados (grau e peso) de forma manual ou automática (caso o refratómetro e/ou balanças permitam a ligação e transmissão de dados via RS232 com o computador) com impressão do respectivo comprovativo de entrega.

O sistema permite trabalhar com 2 refratómetros ou 2 balanças (por exemplo, tegão de receção 1 e 2) ao mesmo tempo por computador.

Nota: no caso de ligação a refratómetros e/ou balanças não é necessário qualquer software adicional desde que as entidades fornecedoras dos referidos equipamentos disponibilizem os protocolos de comunicação com o computador.

Configuração do posto
Configuração do posto

Configuração do posto de trabalho, nomeadamente o que é recolhido neste posto, assim como a configuração dos equipamentos ligados ao computador.





Recolha do peso
Recolha do peso

Depois de recolhido o grau é altura de recolher o peso tina a tina.

No caso de balanças aéreas (pesagem tina a tina)

À chegada, cada produtor/transportador, previamente registado na base de dados, identifica-se através do número de produtor. O operador do sistema deverá introduzir a matrícula do veículo, selecionar o tipo de casta (normal ou recomendada, por exemplo), o tipo de tina (pequena ou grande, por exemplo), a cor da uva (branca ou tinta), o grau e o peso bruto. Com a tina descarregada obtém-se a tara, sendo o peso líquido calculado pelo sistema.
Se o mesmo produtor/transportador trouxer mais do que uma tina, o operador deverá repetir os passos descritos tantas vezes quantas o número de tinas. No final o operador deverá dar como concluída a pesagem sendo emitido um talão comprovativo da entrega.

No caso de balanças de chão (báscula)

Sempre que chegar um veículo para descarregar, deverá passar pela báscula. O sistema/operador depois de verificar se o veículo se encontra dentro dos limites da báscula recebe ou introduz manualmente o peso bruto. Descarregados todos os contentores referentes à mesma cor da uva (branca ou tinta), é obtida a tara, sendo o peso líquido calculado pelo sistema. A pesagem é concluída com a impressão de um talão comprovativo da entrega.





Em cada momento é possível a emissão de extratos por entidade. No final do dia, poderá emitir um diário de entregas e totais de entregas por cores (tipo de uva).

Nota: tegão de receção é um depósito em forma de pirâmide invertida com um sem-fim (semelhante a um saca-rolhas gigante) na base.